-
Arquitetos: Baracco+Wright Architects
- Área: 26 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Absolute Brilliance, Seves Glassblock
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo escritório Baracco+Wright Architects, este anexo complementa uma casa de blocos de concreto dos anos 1980, criada por Ross Perrett, em Melbourne, Austrália. Com apenas 26m² de área, o edifício de 1,5 pavimentos inclui um mezanino, conectado ao térreo por um vazio de pé-direito duplo e uma coluna de altura total. Embora seja o segundo projeto em alvenaria de Baracco+Wright, o escritório costuma priorizar materiais leves e pisos suspensos.
Concebido como uma alternativa a uma extensão tradicional, este edifício funciona como um espaço independente que oferece as mesmas utilidades, como um quarto extra ou uma área de garagem. Ele abriga bicicletas, equipamentos de jardinagem e uma área multifuncional para diversas atividades, atendendo às necessidades que a casa principal não comportava.
O anexo dialoga com a solidez e as formas geométricas simples da casa original, típicas do final do período do Brutalismo. A solidez da estrutura é suavizada pela transparência dos blocos de vidro, que permitem a passagem de luz para o jardim e proporcionam uma sensação de amplitude no interior.
A planta triangular surge como uma resposta a diversos fatores: a geometria simples da casa original e a necessidade de se adaptar ao terreno estreito, afastando-se dos vizinhos para evitar sombras. Essa forma reforça a percepção de profundidade criada pelos canteiros de jardim existentes, que também abrigavam uma grande árvore de bétula, com seu sistema radicular preservado. O edifício ocupa praticamente o mesmo local de uma antiga garagem de concreto, com a laje existente indicando a posição do novo edifício. O resultado é uma planta em forma de cunha, com jardins profundos que respondem de maneira inteligente às condições do terreno, mantendo a vista livre. Esses jardins criam, assim, a extremidade pontiaguda, que estabelece um diálogo com a casa e com a vista de dentro para fora.
Os jardins de ambos os lados e da extremidade pontiaguda voltada para a casa faz com que o edifício pareça pequeno em comparação à casa, enquanto o jardim ganha uma sensação de amplitude. Em um jogo de formas, um pequeno volume redondo, que abriga uma sauna, fica posicionado ao lado. No interior, a qualidade espacial é enriquecida pelas cores e sombras projetadas pelo jardim profundo.